Você empresário sabe como evitar ações trabalhistas?

Você, o administrador de empresa, o CEO, o sócio, preocupado com seu negócio, entendendo que para evoluir, necessita de parceiros, colaboradores, e dependendo do tamanho de sua empresa de muitos funcionários na operação.

Contratar pessoas é um processo que pode ser demorado e bastante complicado. Afinal, uma máquina ou um software tem suas funções e pronto. Pessoas são diferentes, pensam, oscilam em suas produções e tomam decisões. Ou seja, envolve uma contratação mais complexa. Elas têm sentimentos, são imprevisíveis, requerem tratamentos especiais e não vêm com manual de fábrica — no máximo, apresentam um currículo profissional. Por isso, é necessário desenvolver o planejamento e gerenciamento de contratações.

Vimos que existem assuntos bastante recorrentes no âmbito da Justiça do Trabalho. Isso significa que muitos empregadores cometem erros nessa área que podem levar a uma ação judicial.

Sem dúvida, qualquer descumprimento das normas previstas na legislação pode gerar uma ação judicial. Contudo, existem alguns temas que são mais frequentes na Justiça do Trabalho. Nesse sentido, todos os anos o Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulga os assuntos mais recorrentes entre as ações judiciais trabalhistas. Conheça as 6 reclamações mais comuns:

  1. Verbas rescisórias
  2. Horas extras
  3. Falta de registro na Carteira de Trabalho (CTPS)
  4. Desvio ou acúmulo de função
  5. Insalubridade e periculosidade
  6. Danos morais (Assédio, discriminação, humilhação e preconceito)

Agora que você já conhece as principais causas de Reclamações Trabalhistas, chegou a hora de saber como evitar esse tipo de processo. Veja, a seguir, algumas dicas:

  • cumpra a legislação à risca;
  • mantenha o calendário do RH atualizado para não perder nenhum prazo;
  • tenha uma postura ética e profissional;
  • trate os funcionários com respeito;
  • evite brincadeiras no ambiente de trabalho;
  • mantenha o contrato de trabalho atualizado;
  • seja empático no momento da demissão para não gerar ressentimentos;
  • evite desentendimentos;
  • tenha uma assessoria jurídica especializada em empresas

Percebeu que alguns erros podem levar a uma ação judicial? Ter que enfrentar um dissídio na Justiça gera diversos prejuízos para a empresa. Afinal, um processo pode resultar em pagamentos adicionais e multas, além dos gastos excessivos com advogados se você não tem uma assessoria mensal e do estresse provocado por toda a parte burocrática.

Por isso, evitar as causas de processos trabalhistas é essencial para a saúde do negócio. Além da empresa se manter atualizada sobre a legislação, vale contar com uma consultoria especializada em evitar e solucionar esses conflitos.

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Autor

Juliana Budke

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